BLOG

Decore

Varanda: um espaço para receber os amigos e a família

13/08/2018

Receber amigos e familiares, ler um livro, curtir a paisagem ou fazer um jantar romântico são ótimas razões para aproveitar a sua varanda. Ela se tornou mais do que um espaço comum da casa e passou a ser vista como um ambiente indispensável para relaxar e socializar. Principalmente para quem mora em casas ou apartamentos pequenos e não tem onde receber as visitas, a varanda gourmet é uma boa saída.

Uma das características principais da varanda é a incidência de luz natural constante. Ela pode ser totalmente ao ar livre ou em um ambiente fechado. Tudo depende do espaço que você tem disponível para customizá-la.

Os tipos de varanda que podem ser montados são: varandas em ambientes abertos e varandas em ambientes fechados.

Para montar uma varanda em um ambiente aberto, é preciso um espaço maior, por isso ela é indicada para pessoas que moram em grandes casas.

Se você optar pela varanda sem cobertura, os móveis precisam ser mais resistentes, afinal eles estarão mais expostos às condições climáticas do ambiente. Opte por bancadas em granito, por exemplo, que é um material mais duradouro.

A varanda em ambientes fechados, pode ser facilmente montada em casas ou apartamentos com espaço reduzido. E nesses espaços cobertos, você pode até fechar a varanda com vidros para poder aproveitar melhor o cômodo em dias de muito sol ou chuva, e ainda assim continuar recebendo a luz natural.

Varanda Gourmet

Em apartamentos pequenos a varanda gourmet deve ser sua aliada para ganhar mais espaço. É possível transformar o espaço numa extensão da sala de estar ou da cozinha, por exemplo. Com esta solução você ganha maior amplitude e ainda deixa o espaço mais moderno. No entanto, é preciso consultar o regime interno do condomínio, pois as regras de utilização da varanda variam de acordo com cada prédio.

Mas o que torna uma varanda comum em gourmet? Além de tornar o ambiente mais aconchegante com os móveis, um ponto fundamental da varanda gourmet é o investimento em aparelhos modernos e tecnológicos. Posicionar eletrodomésticos funcionais como os cooktops, frigobares e churrasqueira ajudam a tornar o ambiente mais moderno, confortável e com a aparência de um espaço interno da casa.

Os móveis de uma varanda gourmet podem ser similares aos que você utilizaria na sala de estar ou jantar, mas o ideal é que o material seja de madeira revestida, inox ou alumínio para que ele não se deteriore rapidamente.

Pense que esse é um espaço que você poderá receber os amigos para poder socializar comendo um churrasco em um domingo à tarde, por exemplo, então seria legal investir em uma churrasqueira. Caso você queira chamar alguém especial para um jantar romântico, uma boa opção seria uma decoração com uma luz mais amena. E para receber a família em um feriado prolongado, que tal investir em uma chopeira?

A Varanda Gourmet é multifuncional, se você acreditar que as três opções se encaixam com o seu estilo de vida, é plenamente possível investir na construção do ambiente. Esse é um espaço que você vai poder estar próximo às pessoas que você mais gosta, por isso, a Varanda Gourmet precisa ser um ambiente tão especial quanto a quem está próximo de você. Cada detalhe é importante e faz toda a diferença na composição final para proporcionar o máximo de conforto e aconchego para todos.

Além disso tudo, uma ótima dica para a varanda gourmet são os jardins suspensos, já que são versáteis e podem ser adaptados de acordo com o espaço que você tem disponível. Fazer uma decoração com bambu, por exemplo, e fixar alguns vasos com plantas fica extremamente bonito e aconchegante. Considere escolher a espada de São Jorge, os cactos ou as suculentas que costumam se adaptar bem a qualquer espaço.

Decoração da Varanda

A decoração da varanda depende muito propósito que você quer dar a ela, assim você adquire poucas e boas coisas para compor o ambiente. Você pode dar um toque com a sua cara para esse ambiente.

Se você gosta de vinho por exemplo, invista em uma mini adega para o espaço. Já se sua preferência é cerveja, invista em um frigobar e aposte em uma decoração moderna com plaquinhas de madeira e itens de boteco.

Lembre-se sempre de analisar o espaço e definir previamente a finalidade que você quer dar à sua varanda. Depois disso é só usar a imaginação para deixar a sua varanda do seu jeitinho.

Gostou? Para estas e outras dicas super legais não deixe de acompanhar a Incepa no Facebook e no Instagram.

VOLTAR PARA O TOPO