BLOG

Dicas

Cozinha americana ou aberta? Descubra a diferença e escolha o tipo ideal para sua casa

06/08/2018

A cozinha deixou se ser um lugar isolado da casa e foi conquistando o seu espaço, principalmente por ser um ambiente onde passamos uma boa parte do tempo diário e por muitas vezes recebermos amigos. Por isso, no momento de decidir como será o espaço você deve pensar nas opções existentes para ter uma cozinha bonita e ao mesmo tempo prática. A Incepa separou, um guia rápido sobre dois tipos de cozinha que integram ambientes. Descubra qual é o mais indicado para a sua casa.

Cozinha americana

Essa é uma cozinha bem conhecida dos brasileiros. Neste formato, você abdica das paredes que isolam o ambiente do resto da casa e torna o espaço mais integrado. Você consegue preparar uma comida, por exemplo, e conversar com a visita que está na sala.

A cozinha americana tem como característica ser prática e compacta, e traz em sua composição uma bancada que serve como separação entre ela e os demais cômodos da casa.

Elas são de fácil organização e reduzem o tempo de deslocamento entre ambientes. Se for planejada, melhor ainda, pois, você conseguirá deixá-la do jeito que quiser e ainda aproveitar cada metro quadrado a seu favor.

Cozinha aberta

Outro meio de otimizar espaço dentro da casa é investindo em uma cozinha aberta. Na prática, isso quer dizer que ela não possui nenhuma divisão entre a cozinha e um outro ambiente - pode ser a sala, sala de jantar, varanda ou lavanderia. Juntando a cozinha com a sala de jantar, por exemplo você consegue servir a comida mais rápido e tem fácil acesso caso precise pegar algo na cozinha.

Quando bem decorada, ela pode ser ótima para receber visitas também. Esse tipo de cozinha traz um ar mais transparente no momento de cozinhar e dá até um charme para o ambiente.

É possível delimitar o espaço sutilmente com móveis em comum que servem como conectores de um ambiente e outro. A harmonia visual é muito importante nesse caso para não causar a impressão de que a casa sempre está bagunçada.

É possível unir também esse modelo com a sala de jantar.

Como os móveis e eletrodomésticos ficam expostos, é de extrema importância mantê-los conservados e com uma boa aparência. Eles chamam muita atenção nesse tipo de decoração.

Qual o melhor tipo de cozinha?

Não existe um tipo de cozinha melhor do que o outro. Tanto a americana quanto a integrada otimizam espaço. O que vai ditar a melhor a ser construída na sua casa, vai muito mais na questão de gosto e da viabilidade de ter um espaço totalmente aberto, sem coluna ou viga de sustentação.

Ambas permitem diversas formas de iluminação, desde plafons de teto até construir focos de luz led ou pendentes acima da bancada. A iluminação direcionada serve para alocar os focos de luz em pontos estratégicos, como em cima da mesa ou na bancada da pia.

Por falar em pia, não deixe de investir em uma bela torneira funcional. As torneiras de cozinha da Incepa possuem bica móvel e arejador articulado que vão facilitar, e muito o seu dia a dia!

Conheça outros modelos de metais para cozinha da Incepa >

O segredo de ouro nestes tipos de cozinha é deixar sempre tudo muito bem organizado, uma vez que tudo estará à mostra para quem frequentar esse ambiente. Para organizar a sua cozinha em ambos os casos, é possível investir em nichos. Eles são ótimos espaços para organizar os temperos e deixá-los sempre à mão. Além disso, é possível instalar o nicho na bancada, onde você pode acomodar panos de prato, por exemplo, ou nos próprios armários.

Na hora de reformar a sua cozinha integrada ou americana não esqueça de pensar no revestimento das paredes.

O inserto Alfama azul acetinado, por exemplo, é uma boa opção para destacar uma parede da sua cozinha. Disponível também no tom nude, ele combina com qualquer tipo de ambiente.

 

Seja qual for a sua escolha - cozinha americana ou aberta - conte sempre com a Incepa para deixar a sua casa com a sua cara e assim, transformar seu lar em um ponto de encontro recheado de boas histórias.

VOLTAR PARA O TOPO