BLOG

Dicas

Banheiro para Terceira Idade

05/07/2017

Quando chegamos à terceira idade é natural que nossos reflexos e nossa visão sejam comprometidos. Por conta disso, atividades cotidianas devem ser feitas com maior atenção, sem abrir mão da qualidade de vida. Para isso, quando pensamos em nosso dia-a-dia, é importante prepararmos nossas casas para que possamos ter autonomia em nossas tarefas.

Todos os espaços merecem atenção, mas é natural que o banheiro seja o primeiro a ser lembrado quando o assunto é segurança. Isso se deve ao fato de ser uma área molhada, onde os riscos de acidentes são maiores.

Para evitar estes riscos, a Incepa oferece produtos como bacias sanitárias adaptadas e pisos com maior aderência.

A barra de apoio é um item obrigatório para a segurança no banheiro. A recomendação é colocar barras em pelo menos duas paredes próximas ao chuveiro ou ducha – existem versões fixas, articuladas e em L.

Outra área importante para ter barra é próximo à bacia sanitária. Mas também é importante avaliar se existe a necessidade de instalar barras em outras paredes que servem de apoio para a locomoção. O objetivo é oferecer um apoio seguro nos pontos de maior acesso.

O recomendado é que as bacias sanitárias também sejam mais fáceis de utilizar. Por isso, a bacia Acesso foi desenvolvida de acordo com as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a   ABNT. Com altura de 43 cm, superior às bacias padrão que medem entre 38 ou 40cm,. A altura auxilia a ergonomia para uso de idosos, pois oferece maior conforto ao se abaixar ou se levantar.

Vale destacar que a bacia sanitária sem abertura frontal, da linha Acesso, é indicada para uso de pessoas desacompanhadas, principalmente em banheiros públicos e coletivos, e estabelecimentos comerciais. Já o modelo com a abertura, é indicado para utilização em residências, clínicas, hospitais e locais onde o usuário conta com assistência

Nos quesitos qualidade e funcionalidade, as bacias Acesso contam com o mesmo padrão de outras linhas da Incepa. Com sistema especial de furo de jato, proporciona melhor fluxo de água na descarga, diminuindo o barulho e os riscos de entupimento. Conta também com acionamento de 3 e 6 litros, que permite maior economia de água. 

Na escolha de torneiras ou misturadores é importante avaliar a necessidade para escolha do modelo ideal. São muitas versões que oferecem  praticidade e conforto. Torneiras com fechamento automático ou com volantes tipo alavanca ou formato de cruzeta facilitam o fechamento.

Outro quesito fundamental é a iluminação. Deve ser ampla e permitir que o idoso enxergue todo o banheiro ao acender a luz. Essa medida evita acidentes, principalmente durante a noite.

E por ultimo e não menos importante, a escolha de pisos é também um fator determinante para a segurança dos banheiros. Evite pisos polidos. O ideal é optar por pisos com maior aderência para evitar escorregões.

Acompanhe também as nossas páginas no Facebook e Instagram.  Até breve! 

VOLTAR PARA O TOPO